Notícias

Cegonheiros encerram paralisação e mantêm serviços com a Volks

A paralisação envolvendo cerca de 500 cegonheiros foi encerrada na tarde desta quinta-feira (16/07), após quatro dias seguidos de manifestações em frente à Volks, em São Bernardo. De acordo com o sindicato da categoria, a prestação de serviços das empresas Brazul, Tegma, Transauto e Tranzero para a montadora está mantida com a condição de apontar melhorias na qualidade dos transportes prestados.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Cegonheiros, Jaime Ferreira dos Santos, foi criada uma frente de trabalho pelas transportadoras, a pedido da Volks, para verificar os pontos a serem melhorados tanto na eficiência dos trabalhos (prazos) quanto na qualificação dos profissionais.

“Nunca nos negamos a realizar melhorias quando solicitadas ao longo dos últimos 50 anos. O que estava acontecendo é que a Volkswagen tomou uma decisão precipitada e queria nos tirar do segmento colocando outra empresa, a Júlio Simões. Mas, após todas as manifestações, ela resolveu chamar as atuais empresas de logística para entrar em acordo.”

O sindicalista ressaltou que qualquer melhoria realizada para a categoria requer investimentos “não muito baixos”, devido à alta especialidade do motorista em transportar produtos de alto valor, além de conduzir um veículo longo. “Acreditamos que vamos manter os empregos, mesmo diante da diminuição no ritmo de produção da montadora, e temos que nos manter juntos para enfrentar esse período de crise”, disse Santos.

As transportadoras Brazul, Transauto e Tranzero foram procuradas pela reportagem e não quiseram se pronunciar sobre as condições do contrato. A Tegma não retornou à solicitação. São elas que têm contratos com as fabricantes e repassam o serviço a transportadoras menores ou a cegonheiros autônomos.

Em nota, a Volkswagen informou que “a recente tomada de preços no mercado é prática usual e regular, e que os atuais prestadores de serviços terão seus contratos mantidos mediante o compromisso de busca conjunta de oportunidades de redução de custos”.


Preserve a vida. Use o cinto de segurança.